Taekwondo







Mestre Gilberto Seon


História do Taekwondo no Brasil.
Em julho de 1970 chegou ao Brasil o Grão-mestre Sang Min Cho - 7º Dan, que introduziu o esporte na cidade de São Paulo.
 Em 1973, o Taekwondo foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desporto (CND).
 O primeiro Campeonato de Taekwondo no Brasil foi realizado no dia 19 de janeiro de 1973, na cidade do Rio de Janeiro.
 Foi criado em 01-03-1974 o Departamento Nacional de Taekwondo brasileiro.
 A World Taekwondo Federation (WTF) 01-09-1975, filiou o Taekwondo brasileiro.
 A Pan American Taekwondo Union (PATU) em 1976, filiou o Taekwondo brasileiro.
 Em 21-02-1987 foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo (ABT).
 O Conselho Nacional de Desportos (CND) aprovou o estatuto da ABT em 13-05-1987.
O Ministério da Educação em 04-06-1987 homologou o Estatuto da ABT.
O Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação a ABT em 17-12-1987.
O CND em 06-12-1990 aprovou a reforma estatutária e alteração do nemo ABT para Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
 Em 25-11-1994 o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu filiação a CBTKD, face a inclusão do Taekwondo nos Jogos Olímpicos Internacionais.


Definição o que é Taekwondo?
Traduzindo literalmente do coreano, "Tae" significa pé, "Kwon" significa mão e "Do" significa caminho, ou seja: o caminho dos pés e das mãos. O Taekwondo é uma arte marcial originária da Coréia, onde surgiu há cerca de dois mil anos. Em poucas palavras, trata-se de uma arte de defesa pessoal através da qual uma pessoa pode se proteger contra atacantes com as mãos, punhos ou pés.
 O Taekwondo se destaca porque tanto as defesas como os ataques podem ser livremente efetuados a qualquer direção, tanto pela frente como por trás, pela esquerda ou pela direita, utilizando as mãos abertas, punhos, cotovelos, joelhos e pés.
Nas academias de Taekwondo, os alunos passam por várias etapas de adestramento, começando pela disciplina mental. O cursos elementar ensina a agarrar, golpear com os punhos, defender e atacar com os pés. Segue-se o treinamento de postura, no qual os alunos estudam diversos movimentos de Taekwondo, como defender, golpear com os punhos ou a mão aberta, ou diferentes golpes com os pés.

Quando os participantes ingressam numa academia de Taekwondo a primeira coisa que aprendem é a dirigir-se a seus instrutores, saudando-os com uma mensura, ao que os instrutores respondem com outra. A partir desse momento, tanto instrutores como alunos concentram-se no treinamento, procurando desenvolver a agilidade mental. Quando termina uma aula, instrutores e alunos voltam a se cumprimentar com uma reverência, manifestação do espírito desse esporte, pois "o Taekwondo começa e termina com cortesia".

Em outros termos, um praticante do Taekwondo sabe ser modesto, consegue manter uma atitude firme, com um senso de justiça diante da injustiça, procura servir ao próximo, ajudar ao país e à sociedade, em caso de dificuldades.
O Taekwondo, que quando à forma consiste de Poomse (Postura), Gyeorugi (Luta) e Gyeogpa (Separação), não apenas desenvolve a força física, mas também a autodisciplina, através de exercícios continuados.

Na Coréia, todos os alunos das escola primárias e secundárias têm cursops de Taekwondo na programa de ginástica e esportes, por decreto do Ministério da Educação. Além da maioria dos estudantes e de todos soldados e policias, muitos trabalhadores também praticam o Taekwondo, com o objetivo de melhorar e manter a saúde e a boa forma física, sem que haja limitações de sexo ou de idade.

Juramento do Praticante de Taekwondo.
"Observar os princípios do Taekwondo.
Respeitar o instrutor e meus superiores.
Nunca fazer mau uso do Taekwondo.
Ser campeão da liberdade e da justiça.
“Ajudar a construir um mundo mais pacífico”.

Princípios do Taekwondo.
Os ensinamentos do Taekwondo devem servir como guia a todos os verdadeiros estudantes da arte.
1.     Cortesia (Ye Ui);
2.     Integridade (Yom Chi);
3.     Perseverança (In Nae);
4.     Auto Controle (Guk Gi);
5.     Espírito Indomável (Baekjul Boolgool).
Cortesia
O estudante de Taekwondo deverá colocar em prática, além das normas de etiqueta, os seguintes itens:
1.     Promover o espírito de concessão mútua;
2.     Ficar envergonhado do desprezo maldoso de uma pessoa;
3.     Ser educado um para com o outro;
4.     Encorajar o senso de justiça;
5.     Distinguir o instrutor do aluno, o sênior do Junior.

Integridade
No Taekwondo, a palavra integridade assume uma definição diferente daquela geralmente apresentada no dicionário webster's. Uma pessoa deve ser capaz de distinguir o certo do errado e ter consciência, caso esteja errado, de sentir-se culpado.

Perseverança
Há um ditado oriental que diz: "A paciência é a mãe de todas as virtudes". Certamente, a felicidade e a prosperidade são adquiridas mais provavelmente pelas pessoas pacientes. Para se alcançar algo, como um alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente.
Robert Bruce aprendeu sua lição de perseverança através dos esforços persistentes de modesta aranha. Foram esta perseverança e tenacidade que proporcionou a ele libertar a Escócia no século XIV. Um dos segredos mais importantes para se tornar um líder de Taekwondo é o de superar casa dificuldade através da peseverança.

Auto Controle
Este ensinamento é extremamente importante dentro e fora do Do Jang, quer referindo-se a uma disputa livre ou a um assunto pessoal. Uma perda do auto controle em uma disputa livre pode ser desastrosa, tanto para o aluno quanto para seu oponente. Uma incapacidade de viver ou trabalhar dentro dos limites ou da esfera de alguém também é uma falta de auto controle.

Espírito Indomável
"Aqui jaz trezentos que cumpriram suas tarefas".
Um simples epitáfio para um dos maiores atos de coragem conhecidos na humanidade. Apesar de enfrentarem as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus trezentos espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado do espírito indomável, o que pode ser notado quando uma pessoa corajosa e seus princípios forem colocados diante de diferenças dominantes.
Um sério praticante de Taekwondo deverá sempre conservar sua humildade. Ao defrontar-se com a injustiça, ele deve lidar com o beligerante sem hesitação ou medo algum, com espírito indomável, indiferente de quem quer que seja ou quantos forem.

Filosofia do Taekwondo
"É a minha esperança que através do Taekwondo cada um possa juntar força suficiente para chegar a ser um guardião da justiça, para combater a desunião social e para cultivar o espírito humano" (Gal. Choi Hong Hi).
Por isso, sob nenhuma circunstância, o Taekwondo poderá ser usado com propósitos agressivos ou violentos (quer seja em grupo ou individualmente), tampouco para propósitos comerciais ou políticos.
Esta filosofia, pedra fundamental do Taekwondo, guiará os estudantes sensatos desta arte marcial, alimentando-os a viver.










Nenhum comentário:

Postar um comentário